Representantes da Infraestruturas de Portugal e da Direção Geral de Estradas de Espanha reuniram-se em Madrid, no âmbito da Comissão Técnica Mista Luso-Espanhola de Pontes.
O Acordo de Albufeira, que define os princípios da cooperação luso-espanhola em infraestruturas fronteiriças e a situação das pontes internacionais entre Portugal e Espanha foram os principais temas em debate na reunião da Comissão Técnica Mista Luso-Espanhola de Pontes, que juntou a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Direção Geral de Estradas de Espanha, na passada terça-feira, em Madrid.
O encontro contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, do diretor-geral de Estradas de Espanha, Juan Pedro Fernández Palomino, da vice-presidente da IP, Maria Amália Almeida, do diretor de Relacionamento Institucional e Parcerias, João Carlos Morgado, e do diretor da Rede Rodoviária, Carlos Santinho Horta. Participaram ainda representantes do Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (ADIF), congénere espanhola da IP, bem como das Juntas da Extremadura, da Galiza e da Andaluzia.
Durante a sessão foi aprovada a proposta final do texto da revisão do Acordo de Albufeira, que alarga o âmbito da cooperação luso-espanhola em infraestruturas fronteiriças. Entre as novas áreas de colaboração destaca-se a mobilidade sustentável, a adaptação das infraestruturas à transição digital, a conectividade entre vias e veículos, o desenvolvimento de infraestruturas geográficas e cartográficas, os veículos conectados e autónomos, o reforço da mobilidade elétrica e a interligação de centros de controlo de tráfego. Foram ainda abordados novos acordos internacionais relacionados com as pontes sobre o Rio Guadiana, sobre o Rio Minho e a ponte rodoferroviária entre Valença e Tui.
A Comissão aprofundou também a discussão relativa ao investimento do IC31, entre a A23 e Espanha, com destaque para a nova ponte internacional sobre o Rio Erges, junto às Termas de Monfortinho. Foi ainda discutido o projeto da nova ponte internacional sobre o Rio Guadiana, entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Paulo Paulino, e do vice-presidente da CCDR Algarve, José Duarte Pacheco. Também foi abordado o tema relativo ao desenvolvimento de um estudo de viabilidade para uma nova travessia, no Rio Minho, entre a Vila de Caminha e La Guardia, em Espanha.
O Presidente da IP mostrou-se satisfeito com a reunião que considerou “profícua e virada para a concretização efetiva dos trabalhos em curso", assinalando o "cada vez mais profundo e fluído relacionamento de trabalho entre as duas instituições”. Miguel Cruz destacou ainda que “a confiança mútua, a vontade de conhecimento e de partilha de boas práticas, bem como a disponibilidade para garantir o envolvimento da IP e DGC em esforços de agilização de procedimentos formais, por parte de ambos os países, são pilares de uma relação com valor acrescentado”.


